Blog Zona X

Saiba como garantir sua segurança em aplicativos de transporte
04/08/2022
Saiba como garantir sua segurança em aplicativos de transporte

Os carros acionados por aplicativos revolucionaram a forma da população se transportar no dia a dia, disponibilizando conforto, rapidez e custo benefício. Dessa forma, foram criadas uma variedade de aplicativos nesse segmento com o mesmo objetivo, possibilitar que o usuário solicite viagens através do celular com facilidade de pagamento e de compartilhamento. Tudo isso há qualquer momento, seja durante a madrugada ou em horários de picos, o aplicativo sempre está à disposição.  

Entretanto, mesmo com todos esses benefícios, os apps foram desenvolvidos com algumas falhas de segurança que, pouco a pouco, estão sendo corrigidas. Problemas como assédio, golpes no pagamento, motoristas com outras identidades e até corridas não canceladas que continuaram cobrando são recorrentes. Muitos casos são registrados diariamente e compartilhados nas redes sociais através dos consumidores, no entanto as empresas responsáveis respondem com novas medidas de segurança e atualizações no sistema.  

Mesmo assim, é importante que a pessoa que utiliza esses serviços tome alguns cuidados para se prevenir contra qualquer problema que possa aparecer. Por isso, listamos algumas dicas que vão ajudar o usuário a aproveitar os aplicativos com segurança: 

Compartilhe a rota com amigos ou familiares 

Com essa ferramenta, o destino poderá ser informado a quem desejar e todo o percurso pode ser acompanhado em tempo real. Assim, evita que o motorista saia da rota prevista e a localização seja perdida.  

Confirme se a viagem foi finalizada  

Esse fator é muito importante para evitar que a corrida continue sendo cobrada, aumentando o valor a ser pago. Antes de sair do veículo é necessário que certifique se a corrida foi encerrada, e confira também no aplicativo do celular.  

Cheque o perfil do motorista e o carro  

Essa dica é relevante para evitar golpes de viajar com o motorista e carro diferentes do que consta no aplicativo. Analise, também, as avaliações dos clientes anteriores, assim verá as experiências que outras pessoas tiveram.  

Sente no banco de trás e use o cinto de segurança 

É fundamental tomar esse cuidado quando está sozinho, no banco de trás o passageiro tem a opção de escapar por duas portas em caso de alguma advertência. Além disso, o cinto é eficaz para salvar vidas e prevenir ferimentos em acidentes de trânsito.  

Utilize as ferramentas do próprio aplicativo 

O Uber ou 99, disponibilizam uma série de ferramentas internas para poder garantir a proteção dos passageiros, como gravação de áudio durante o percurso, tela específica para denúncias e opção de acionar a polícia, em situações extremas.  

Essas medidas são importantes para proteger a integridade física dos passageiros e dos motoristas parceiros, todos merecem usufruir dessa inovação com segurança. Colocar o embarque, solicitar o carro e ir em direção ao destino, essa é a nova realidade de transporte que todos merecem usar com proteção. Não esqueça de avaliar quando vivenciar uma experiência agradável com um motorista, dessa maneira, outras pessoas também poderão confiar o seu destino nesse condutor.  


Voltar

Mais Vistos

Arrase na edição de vídeo com a ajuda dos melhores aplicativos

13/10/2021

Confira 8 dicas incríveis para melhorar as suas fotos

16/01/2019

Sabia que o seu boleto pode estar caindo na caixa de spam?

14/09/2021

Anúncio