Confira 6 dicas incríveis para não cair em ciladas em redes de Wi-fi Hotspot

Blog Zona X

Confira 6 dicas incríveis para não cair em ciladas em redes de Wi-fi Hotspot
08/02/2019
Confira 6 dicas incríveis para não cair em ciladas em redes de Wi-fi Hotspot

A internet é uma ferramenta de total importância nos dias atuais, pois com ela é possível se reconectar com amizades antigas, conversar com pessoas que estão a quilômetros de distância e até mesmo pagar contas e fazer compras.

 

Por isso as redes sem fio se tornaram indispensáveis para a maioria das pessoas, e atualmente estão distribuídas em diversos lugares, desde aeroportos e hotéis até shoppings e praças e muitas vezes de graça.

 

A internet pública, também conhecida como hotspost pode ser ótima, desde que não traga nenhum risco a sua privacidade ou para o seu dispositivo. Em um ponto de acesso público existem alguns riscos, já que a maioria das vezes muitas pessoas podem ter acesso a rede, além disso os dados podem ficar desprotegidos, correndo o risco de serem interceptado por alguém.

 

Dessa forma, é muito importante acessar hostspost seguros e evitar algumas situações que podem fazer que você caia em uma cilada. Para saber mais sobre hotsposts e como evitar cair em ciladas, continue acompanhando o nosso post.

 

O que é Hotspot Wi-fi?

 

O Hotspot Wi-fi é a denominação de um local que foi configurado para oferecer aos usuários uma rede sem fio para que eles possam usar seus dispositivos longe de casa. Esses hotsposts se tornaram populares em estabelecimentos ligados a alimentação como restaurantes e cafeterias, e agora são encontrados em diversos lugares em que costumam concentrar pessoas, como shoppings e aeroportos.

 

Algumas cidades disponibilizam esse serviço em edifícios e parques públicos, o que torna o acesso a internet conveniente, caso encontre um hotspot de acesso seguro e uma conexão forte o suficiente.

 

Encontrar um bom hotspot seguro atualmente é bem fácil, já que existem alguns provedores de internet, como a Zamix que oferecem esse tipo de serviço. Mas para evitar problemas de segurança é necessário ter um certo cuidado ao escolher o ponto distribuição de acesso a internet, visto que quem controla o hotspot pode possuir acesso aos conteúdos dos aparelhos que estão conectados a rede.

 

Dicas para não cair em ciladas

 

- Verifique a segurança da conexão

 

Ao acessar um site é importante verificar se a página que você está acessando é verdadeira, e para isso diversas empresas utilizam protocolos e possuem certificados de segurança. É possível identificar um site seguro se ele possuir o “https” no seu endereço e um pequeno símbolo de cadeado do lado. Se o site foi real, o cadeado na barra de navegação ficará verde.

 

Vale destacar que mesmo que o site esteja seguro, se você estiver usando uma conexão insegura, isso ainda pode deixar as suas informações vulneráveis.

 

- App VPN

 

A melhor maneira de proteger o seus dispositivo de uma rede insegura é utilizando um aplicativo de VPN (Rede Virtual Privada).

 

Com o VPN o seu dispositivo ao se conectar a um servidor, ele cria uma rede especial para encobrir as suas credenciais. Além disso, ele ainda torna possível o acesso a sites restritos, já que todas as informações percorridas serão criptografadas.

 

- Cuidado com o que você acessa

 

Quando você utiliza a conexão da sua casa, o seu positivo normalmente está protegido por um firewall e uma senha da rede, o que impede que intrusos acessem aos seus dados. Mas, ao usar uma rede pública o seu endereço fica vulnerável, e uma pessoa mal-intencionada pode aproveitar da situação e interceptar informações do seu software.

 

Para fugir desse tipo de perigo, o ideal é evitar sites que podem te expor. Não acesse informações confidenciais, como o banco online e número de cartão de crédito.

 

- Use a verificação em duas etapas

 

Existe um recurso que evita que roubos de contas aconteçam que se chama verificação em duas etapas. Ele é feito nas suas redes sociais, sites que usam logins e serviços de e-mail.

 

Esse procedimento exige informações como o nome de usuário e a senha, mas também informações adicionais, como códigos que são enviados para dispositivos móveis e celular por SMS ou geradores de acesso pelo aplicativo, como acontece no Facebook.

 

- Compartilhamento de arquivos

 

Apesar do compartilhamento ser uma forma simples de enviar arquivos para um outro dispositivo pela mesma rede de internet, ao usar em uma rede pública e sem fio pode deixar as informações vulneráveis. Por isso evite usar essa função quando estiver utilizando um hotspot.

 

- Mantenha o sistema operacional atualizado

 

Os desenvolvedores dos sistemas de dispositivos estão sempre liberando atualizações para consertar falhas de segurança, por isso é muito importante que você esteja com a ultima versão disponível do seu sistema operacional.

 

Seus aplicativos também devem estar atualizados nas ultimas versões disponíveis. Geralmente eles atualizam sozinhos e são exibidas notificações sobre a atualização, com os sistemas nem sempre isso acontece, por isso é importante ficar atento.

 

A tecnologia Wi-fi tem avançado cada vez mais e atualmente temos a possibilidade de usufruir da internet fora de casa, apenas com alguns cuidados para não correr perigo. Agora você já sabe como evitar de cair em ciladas e como evitar de correr riscos com os hostspost, não deixe de utilizar e compartilhar para evitar que isso aconteça com outras pessoas.


Voltar

Mais Vistos

Jovens aprendizes encontram na Zamix a oportunidade do primeiro emprego

20/04/2021

Dica da laranjinha: conheça 5 aplicativos que vão ajudar na sua viagem

06/07/2023

Era dos Avatares: como criar e se comunicar através do seu

29/09/2022

Anúncio