Em julho de 2023, o presidente Lula sancionou a Lei n° 14.611, que exige que empresas com 100 ou mais funcionários publiquem o Relatório de Transparência Salarial de Critérios Remuneratórios, com o objetivo de declarar a igualdade salarial entre mulheres e homens.
O relatório foi entregue por 49.587 empresas, sendo que 73% delas têm 10 ou mais anos de existência no mercado. Entre elas está a Zamix, que valoriza a transparência e se orgulha de contar com tantas colaboradoras em diversos setores.
Abaixo, disponibilizamos o relatório para que todos tenham acesso aos nossos dados e se mantenham informados.
Diferenças de salários entre mulheres e homens na Zamix
O salário mediano das mulheres equivale a 99,2% do recebido pelos homens. Já o salário médio equivalia a 63,4%.
Por grande grupo de ocupação, a diferença (%) do salário das mulheres em comparação aos homens, aparece quando for maior ou menor que 100:
Para cada grupo de ocupação que não apresenta cálculo da diferença, para salário de contratação ou para remuneração média, pode ter ocorrido um dos seis motivos:(1) por ter menos de três mulheres; (2) por ter menos de três homens; (3) por não ter mulheres; (4) por não ter homens; (5) por não ter três homens nem três mulheres naquele grupo ocupacional; (6) por não ter nem homens nem mulheres naquele grupo ocupacional.
Elementos que podem explicar as diferenças verificadas:
a) Composição do total de empregados por sexo e etnia e raça
b) Critérios de remuneração e ações para garantir diversidade
Este levantamento visa gerar avanços na estratégia de correção salarial para homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. O intuito é identificar possíveis diferenças salariais e implantar políticas mais inclusivas.
Você pode acessar aqui o Painel do Relatório de Transparência Salarial e aqui uma síntese do relatório.
Fonte: eSocial. Rais 2022 e Portal Emprega Brasil mar.2024