O Metaverso é um assunto muito comentado na internet, a discussão se expandiu após ser anunciado que essa tecnologia seria implementada nas novas ações da empresa Meta, antigo grupo Facebook, e a mesma responsável pelos aplicativos Instagram e WhatsApp. A proposta inicial desse projeto é proporcionar ao usuário a imersão nos ambientes virtuais compartilhados, buscando experiências de realidade virtual e aumentada. Resumidamente, com esse universo poderemos vivenciar por dentro os recursos do mundo digital, ativaremos um novo estilo de vida dentro da dimensão meta.
Apesar de parecer uma inovação, o metaverso já estava presente nos jogos virtuais e de vídeo game. Assim como no “The Sims” ou “Habbo”, você pode criar sua realidade, seu avatar e seu universo, entrando em contato com outras pessoas ou personagens. Esses e mais outros jogos de interação foram os pioneiros do conceito e contribuíram muito para a construção desse espaço.
As empresas de tecnologia estão investindo no conhecimento e aprimoramento nessa área, buscando se atualizarem para estar à frente no mercado. Daqui a alguns anos, realizar reuniões corporativas com a possibilidade de interações mais reais, mesmo realizadas à distância, será cada vez mais comum.
Entretanto, apesar de parecer um conceito próximo e entusiasta, o metaverso só poderá ser possível através de equipamentos tecnológicos que servirão de suporte como, por exemplo, os óculos inteligentes e de realidade virtual. Os óculos inteligentes serão capazes de gravar áudios e vídeos, diferente e inusitado. Os de realidade virtual já são conhecidos no mundo dos games. O objeto traz a sensação de estar dentro da tela, imergindo o indivíduo no ambiente.
Acima de tudo, para que a experiência nessa outra dimensão do metaverso seja possível, o principal desafio será tornar as novas invenções e os produtos acessíveis, para que a população consiga usar e se adaptar ao cotidiano. A economia, a educação, o trabalho e toda nossa realidade será transformada, o metaverso trará novas perspectivas e maneiras de socialização. Estaremos conectados mais do que nunca. Vamos nos preparar para esse novo universo?